I Reunião IDP / II Nacional Conjuntos
Capitulo I
No dia 17.11.06 pelas 15h00, a APAGR na companhia de sua advogada, foi recebida no Instituto de Desporto de Portugal(IDP), conforme solicitação da mesma. Recebidos por um membro da direcção e ouvidos durante, aproximadamente, três horas. O assunto da reunião rebateu sobre as queixas apresentadas pela APAGR sobejamente conhecidas de todos e como resultado desta reunião ficou presente para todos que o IDP solicitará junto da FGP esclarecimento sobre todos os pontos que constam no nosso oficio e de seguida responderá à APAGR por escrito.
Fomos também informados, desta feita pela nossa advogada, que nos próximos dias iremos ser ouvidos pela FGP no âmbito do processo por esta aberto.
Continuamos no entanto a lamentar o facto de a FGP não ter atendido a nenhum dos nossos insistentes pedidos de esclarecimento, ao contrário do IDP e outros organismos públicos. De salientar que toda esta problemática, que por nós está mal na Ginástica Rítmica em Portugal, é já do conhecimento da FIG.
Quando se trabalha com crianças toda a atenção é pouca, e quando um pai, seu representante legal, tem dúvidas e pede esclarecimentos deve ser ouvido e esclarecido sem qualquer reserva.
Capitulo II
Na prova de sábado, referente ao Campeonato Nacional de Conjuntos, a APAGR deparou-se com uma ocorrência no mínimo estranha no que diz respeito ao controlo Anti-doping e já apresentou a ocorrência aos órgãos competentes.
Em vez de sorteio como seria normal foi feita uma nomeação. E por quem?... É difícil de saber e passamos a explicar.
A Vice-Presidente da FGP afirmou perante os delegados dos clubes que foi a médica que escolheu as ginastas a partir da lista de participantes
Ao ser questionada sobre se era sorteio ou nomeação não nos soube responder e aconselhou-nos, espanto, que nos queixemos ao IDP. Mas porquê ao IDP se o Presidente da FGP estava presente???
Numa primeira fase a médica de serviço admitira ter sido ela a escolher as atletas. Ora a nossa preocupação está como é fácil de ver na falta de transparência no processo de selecção das atletas, havendo casos recorrentes de atletas que são sucessivamente chamadas para o referido controlo, é muito "pouca sorte".
Após uma destas atletas se ter recusado a fazer o teste, a Vice-Presidente exclama:"Eu tiro-te da Ginástica". Até aqui tudo bem, já estamos habituados, mas algo mais estranho ainda aconteceu. Às 22h00, no referido controlo, ainda estava quatro atletas e ... absolutamente ninguém da FGP. Mais tarde um membro da FGP deslocou-se de emergência para o recinto uma vez que a médica informou os presentes que o sucedido iria ser colocado no seu relatório. Mas ainda não acabou, acreditam que a médica de serviço não conseguia saber de quem estava a recolher amostras. E querem saber porquê?... Porque a Vice-Presidente da Federação se esqueceu de deixar a lista com os nomes das ginastas seleccionadas.
Confuso não é!?! Pois, A pergunta que fica é: mas afinal de contas quem escolheu as atletas? ... quem está a falar a verdade?
Resta-nos ainda dizer que compreendemos a necessidade de informação mostrada pelas pessoas mas na realidade nem sempre é possível estar presente. Tentaremos sempre fazer o melhor.
E agora meus amigos, querem comentar?
Melhores cumprimentos,
APAGR