segunda-feira, novembro 26, 2007

CAMPEONATO NACIONAL DE CONJUNTOS'07













RESULTADOS OFICIAIS DO CAMPEONATO NACIONAL DE CONJUNTOS
Desta vez a Federação de ginástica de Portugal reagiu rapidamente e publicou os resultados do CN de conjuntos em tempo recorde. Mais interessante ainda é o facto de fazerem uma apreciação dos resultados e emitirem uma opinião que, ao fim e ao cabo, é favorável à existência deste tipo de competição e até a valoriza. Inédito para quem não dá muito valor às competições “de casa”, mas um sinal de que contra factos não há argumentos. Agora seria necessário apostar na dinamização dos conjuntos! Problema número 1: Quantas ginastas doutros clubes, sobretudo seniores, estariam na disposição de trabalhar com a equipa técnica da FGP?

Pelo interesse e pelo inédito aqui fica o texto em questão (a APAGR valoriza a liberdade de expressão):

«O Pavilhão do Alto do Moinho acolheu a edição de 2007 do Campeonato Nacional de Conjuntos. Para a história ficam as vitórias do GCP (seniores), SFUAP (juniores), GDEMARP (juvenis) e AAE (esperanças). As competições de GR voltam em 2008!
Como se pode ver pelo quadro abaixo as diferenças pontuais entre os três primeiro classificados não foram muito acentuadas e registe-se o facto de que os 12 lugares do pódio em disputa foram ocupados por equipas de 8 clubes distintos (sendo que um dos lugares não foi atribuído, 3º lugar sénior).
Relevo para a conquista de medalhas pela primeira vez em Campeonatos Nacionais de Conjuntos pela GDEMARP, Centro Norton de Matos e pelo GD do Estreito (Madeira).

Texto - FPG»
















SENIORES
1 GCP 20.750
2 SAD 20.600

















JUNIORES
1 SFUAP 22.800
2 BFC 18.950
3 GCP 18.425

















JUVENIS
1 GDEMARP 18.850
2 CNM 13.625
3 GDE 12.400

















ESPERANÇAS
1 AAE 17.825
2 BFC 1 15.150
3 SAD 13.675


Fotos - PC

terça-feira, novembro 13, 2007

CAMPEONATO DISTRITAL DE GR'07




Teve lugar no dia 11 de Novembro, em São Domingos de Rana, o Campeonato Distrital de Ginástica Rítmica. Como tem vindo a ser hábito, pelo reduzido número de conjuntos existentes em cada distrito, estiveram presentes ginastas dos distritos de Setúbal, Lisboa e Algarve.
De salientar a boa atmosfera desportiva deste evento alargado a três distritos que demonstrou a importância da interacção entre Associações e Clubes e a boa camaradagem entre as ginastas.

Não deixou de ser notada a ausência do CRP que, no entanto, aparece milagrosamente na lista de classificações em vez do Clube de Corroios (CPC) o qual, efectivamente, participou com as suas ginastas no escalão de Esperanças.

Recordando que Portugal obteve nesta disciplina e com conjuntos os melhores resultados de sempre, abrimos aqui a reflexão e lançamos a discussão sobre a oportunidade de apostar mais nos conjuntos e até possibilitar a formação deles com elementos de mais do que um clube.

RESULTADOS GLOBAIS POR ESCALÕES

::SENIORES

















(Distrito de Lisboa – AGL)
>SAD 19,800
>GCP 18,650


::JÚNIORES

















(Distrito de Setúbal – AGDS)
SFUAP 18,600



















(Distrito de Lisboa – AGL)
GCP 17,700



::JUVENIS

















(Distrito do Algarve – AGA)
GDEMARP 18,200



















(Distrito de Lisboa - AGL)
SAD 13,875
GCP 11,400


::ESPERANÇAS

















(Distrito de Lisboa – AGL)
SAD 15,300



















(Distrito de Setúbal - AGDS)
CPC 10,700


EXTRA CONCURSO
AGL - INFANTIL




















































EXTRA CONCURSO
AGDS - INFANTIL & ESPERANÇAS (SFUAP)




































Fotos:PC

domingo, novembro 11, 2007

AGN DISTINGUE GINASTAS E PERSONALIDADES




A Associação de Ginástica do Norte (AGN) homenageou recentemente ginastas e personalidades que contribuíram de forma relevante para o bom nome da ginástica, em particular, no Norte do país, mas também no âmbito nacional. Entre os galardoados, encontram-se as ginastas Joana Dias e Vanessa Roriz que estiveram integradas na selecção de conjuntos júnior de GR no corrente ano.
Ao contrário da FGP, a AGN incentiva quem trabalha em prole da Ginástica, reconhecendo o mérito e o esforço.
Bem-haja AGN e parabéns a todos os galardoados!

Está já anunciado no "site" daquela Associação, o VI Torneio Internacional de Ginástica Rítmica CIDADE de ESPINHO, que decorrerá em 10 e 11 de Maio de 2008, na Nave Polivalente daquela cidade.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Uma boa prestação a nível Internacional!






Mais vale tarde do que nunca! Não querendo fazer concorrência ao "site" da INFOGINÁSTICA, mas porque, algumas vezes, há omissões marcantes naquele "site", resolvemos abrir aqui um espaço para que todos os clubes, treinadoras, ginastas, pais ou amigos da GR (mesmo sem serem associados da APAGR!) possam divulgar resultados obtidos pelas ginastas em provas internacionais. Agradece-se também o envio de fotografias!




E agora… aqui vai! Muitos parabéns à Joana Saraiva , à Catarina Lopes e à Rita Vasconcelos que, por esta ordem, obtiveram, respectivamente, o 9º, 13º e 23º lugares na 21ª Taça Internacional de Ginástica Rítmica, que teve lugar no pavilhão de Ensival, em Verviers, próximo de Liège, entre 2 e 3 de Novembro, e no qual participaram 44 ginastas juniores. Obtiveram também o 3º lugar por equipas, só tendo sido ultrapassadas pela Roménia e a Rússia (1º e 2º lugares respectivamente).

Afinal há ginastas em Portugal que conseguem resultados louváveis, mesmo sem o apoio institucional (leia-se FGP). Parabéns também às treinadoras Sandra e Ana Nunes (estas sim, umas "manas" adoráveis!).
Resta saber, se entre as mudanças de instalações e já com os computadores operacionais, lá para os lados de Benfica (e não pensamos no Luís Filipe Vieira e no seu clube!) se lembraram de mandar também os parabéns?!

Veja resultados globais em:
http://users.belgacom.net/eurygym/resultats/2007general.htm

sexta-feira, novembro 02, 2007

AGRACIADO PELO QUÊ?



Lá pelos lados do Casino do Estoril parece que, afinal, não se ganha só dinheiro nas roletas e nas “máquinas das gretas”! Ao Presidente da FGP, Boa de Jesus, saiu-lhe uma “medalhinha”, foi agraciado com uma condecoração pelos “seus serviços prestados no seio dos organismos gímnico-desportivos internacionais, no âmbito da 12ª Gala de Desporto”, isto segundo informação de Nuno Cabrita, no “site” da INFOginástica, o qual acrescenta ainda ”e no público, além dos membros da comunidade desportiva nacional, estarão(avam) os 27 Ministros do Desporto da União Europeia”.

Faltou ali um comentário do que diriam esses VIPes, se soubessem das palhaçadas, das injustiças e da falta de respeito pelas ginastas da GR que este “egrégio” representante nacional tem fomentado: “Be ashame! You don’t deserve it!" Teriam dito em coro! Da comunidade desportiva nacional presente que dizer… se entre os seus pares “albergam” exemplares destes com toda a impunidade moral e desportiva!!!

Mas para não sermos só más-línguas! Que resultados no desporto memoráveis obteve este senhor? Foi, por ventura, alguém no passado que teve um palmarés do género de uma Rosa Mota ou de um Carlos Lopes, a quem por força do que conseguiu, se deve fechar os olhos, ainda que, depois, só faça mil e uma trapalhices?!

Não foi este senhor que prometeu a vários dirigentes de clubes que “lá para Setembro ou Outubro” faria uma reunião com os pais das ginastas que estiveram na selecção para “lhes agradecer e “revelar” os planos para o futuro”?!

Não foi (em parte!) por culpa deste senhor e do sistema que tem fomentado na GR que a ginasta do GCP, Caterina Ivanova (e antes dela há vários nomes conhecidos, a quem lhes foi barrada a evolução!), foi para a terra do seu pai e hoje, após um par de meses, já se encontra cotada entre as melhores ginastas búlgaras da sua categoria?!

Porque é que a FGP não tem um sistema aberto, como por exemplo, o de muitas Federações de ex-países socialistas que anunciam no seu site todas as ofertas de convites para torneios internacionais, fazem uma selecção “em aberto”, também anunciada no site, e ainda pagam (se não todas!) muitas das despesas aos ginastas seleccionados… que não são “forçosamente de um só clube e da escolha duma seleccionadora ditadora”?!

Na APAGR acreditamos na democracia e na responsabilidade de quem foi eleito em ouvir os seus eleitores… e quando muitos brandam e protestam é porque algo se passa e quem está lá encima não pode fazer ouvidos de mercador. Para surdez já nos basta a FGP! E além de tudo… somos nós que pagamos todas estas palhaçadas com os nossos impostos!