quinta-feira, junho 19, 2008

TAÇA DE PORTUGAL E TORNEIOS DISTRITAIS

SFUAP, MESMO SEM A PENTACAMPEÃ NACIONAL, CONSEGUE A TAÇA PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA

Passada uma semana sobre a realização da Taça de Portugal (no passado dia 10 de Junho, no Pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos) cá estão os resultados oficiais publicados pela FGP. Mantém-se (agora pela força da realidade dos números) a polémica sobre as pontuações atribuídas pelas juízes Teresa Simas e Carla Durão. Poder-se-á questionar a inconsistência duma diferença de nota superior a 2 pontos entre a avaliação duma juiz e doutra para a mesma ginasta?! Permitem os regulamentos este diferencial tão acentuado? A verdade é que as classificações no seu global merecem grandes reparos.
Uma proposta que surgiu no nosso blog e que poderia trazer maior transparência e imparcialidade a estas provas: porque não convidar juízes estrangeiras para avaliarem as ginastas nacionais?! Haveria despesas acrescidas, mas também se atingiria um nível maior de imparcialidade.
Também merece um comentário que as ginastas da selecção não tenham conseguido superar outras ginastas, elas que têm tido treinos e mais treinos no estrangeiro e participações em várias provas internacionais, tudo com o apoio da Federação.
Por outro lado, cada vez mais pessoas se questionam sobre as datas da realização das duas únicas provas actualmente organizadas pela Federação de Ginástica de Portugal. Se a Taça de Portugal está reservada obrigatoriamente para o dia 10 de Junho, não há razão para organizar o Campeonato Nacional no início de Julho em época de maior calor, concentrando as duas provas, praticamente, uma a seguir à outra.
Por fim, a intenção de criar um CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO foi assunto que gerou grande polémica, pois o número de ginastas de competição a frequentar a Universidade é muito reduzido e misturar estas com outras estudantes universitárias com nível inferior não seria justo! Ficámos sem perceber o que é que a FGP pretende com este torneio! Para reflectir!

CLASSIFICAÇÕES:

1º SFUAP – 145,904 Pontos
2º CRP – 144,167 Pontos
3º GCP – 143,437 Pontos
4º GDEMARP – 133,420 Pontos

Relativamente ao Campeonato da Associação de Ginástica do Algarve e, concretamente, ao clube GDEMARP deve-se ter em conta que este clube não tem ainda ginastas seniores e que as juniores se encontram este ano, pela primeira vez, nesta categoria, o que torna ainda mais meritório o resultado apresentado, apesar da diferença de 10 pontos relativamente ao 3º lugar.

Classificações globais: ver link: http://www.gympor.com/upload/noticia/TPGR08.pdf





III CAMPEONATO DISTRITAL DA AGL

O terceiro CD da AGL da primeira divisão teve lugar no Complexo Desportivo de São Domingos de Rana, no Sábado passado. Nesta ocasião decorreu também o Campeonato Distrital do Algarve e o 26º Torneio de Grupos. No Campeonato Distrital da AGL participaram 7 clubes. Na categoria de juniores, o GCP obteve o primeiro e o terceiro lugares e o SAD o segundo lugar, com Joana Cardoso, Anzhelika Faydevych e Diana Machado a ocuparem o pódio júnior.
Na categoria sénior, na ausência forçada de Susana Abrantes, do SAD, as medalhas foram só partilhadas entre ginastas do GCP, Caterina Ivanova, Ana Figueiredo e Ana Teresa Coito.
Das 12 ginastas juniores presentes 8 ficaram apuradas para o próximo Campeonato Nacional, bem como as três ginastas seniores do GCP.
Apesar de alguns comentários surgidos neste blog sobre pontuações inadequadas neste campeonato, não nos chegou qualquer reclamação de pais ou ginastas, nem verificámos no local quaisquer disparidades.

Classificações globais para CD da AGL, ver link: http://infoginastica.net/ficheiro.php?id=16198

Classificações globais para CD da AGA, ver link:
http://infoginastica.net/ficheiro.php?id=16197


Mais uma vez, a ausência das ginastas punidas e aguardando a efectivação do recurso (Joana Saraiva e Susana Abrantes) foi sentida e prejudicou uma concorrência sã e desportiva nas provas.
Ficando afastadas destas duas competições nacionais, estas ginastas são claramente prejudicadas moralmente, dum ponto de vista relacional-promocional-desportivo e, por esta via, também financeiro! Não diga alguém que não têm direito a solicitar uma indemnização à FGP e aos autores morais e formais desta situação confrangedora numa modalidade que tem vindo a decrescer, desde 2005, por efeito da actuação desta direcção da FGP.

Ficamos a aguardar o que se passará no Campeonato Distrital da AGDS que terá lugar já neste fim-de-semana.

sexta-feira, junho 06, 2008

30.000 MIL > PUNIÇÃO > TAÇA DE PORTUGAL > TURIM

Dezoito meses após a criação da APAGR atingimos mais um número recorde de visitas!
Sim, JÁ MAIS DE TRINTA MIL! Isto quer dizer que o número de pessoas (ginastas e familiares!) convictos de que a Ginástica Rítmica portuguesa está gravemente enferma continua a aumentar. Já num "sítio" internacional surgiram comentários sobre esta situação da "nossa ginástica" e com uma referência interessante: "….Na Grécia, as ginastas da selecção são escolhidas de acordo com a pontuação…e em Portugal?". Não temos informação oficial que possa confirmar esta afirmação, mas a tradição desportiva helénica certamente ainda perdura!

:: Joana Saraiva e Susana Abrantes
Algumas palavras, mais uma vez, sobre a punição às ginastas da SFUAP e do SAD (Joana Saraiva e Susana Abrantes). Só se pode lamentar e pedir a demissão de quem continua a insistir em punições deste tipo com a única intenção de pôr estas ginastas "fora de acção" por muito tempo. Independentemente das acções levadas a cabo pelos respectivos clubes e familiares, a APAGR continua a divulgar esta situação junto de todas as entidades que se "cruzem" com a FGP. É um dever moral divulgá-la e estas ginastas merecem-no! Nota negativa para as Associações (AGDS e AGL), as quais não têm a coragem de dizer: "Boa de Jesus! Precisas dos nossos votos ou isto alinha ou….!"

:: Taça de Portugal
Com a programada TAÇA DE PORTUGAL há muito anunciada, a ausência de informação sobre a mesma quer no "sítio" da FGP quer na INFOGINÁSTICA só revela o que sempre aqui afirmámos: a FGP não dá grande importância nem sequer aos poucos torneios que organiza! É vergonhoso, mas este é um exemplo claro do trabalho da FGP! Popularucho na Feira do Livro de Lisboa, mas ausente na competição, sempre que esta ponha em causa os lugares das "preferidas" do CRP/CPC!


:: Turim 2008
Andava muita gente a fazer apostas sobre quem seriam as "convocadas" pela dupla SIMAS/DIAS para os CAMPEONATOS DA EUROPA DE GR – TURIM 2008! Não que as candidatas fossem muitas! Mas ninguém acreditava que as "manas" tivessem coragem de "convocar" a Cátia Henriques – a mais recente "descoberta" da GR!
Pois já está no "sítio" da FGP: Jéssica, Daniela e Cátia! De Norte a Sul haverá admiração por esta "brilhante equipa". Se a nossa selecção de futebol fosse assim!!!!