terça-feira, abril 21, 2009

TM de Portimão e TI de Portimão

A APAGR já ultrapassou as 60.000 visitas!

A TM de Portimão e o TI de Portimão foram o que se pôde ver: competição a sério nos lugares de topo e trapalhada com quem nós sabemos!
Talvez não tanto uma enorme surpresa, mas Espanha marcou pontos em Portimão e estão de parabéns.

Não podemos deixar de lamentar a insensata e prejudicial decisão tomada pela FGP quanto ao conjunto sénior, mas sobretudo, o facto de, mais uma vez, duas ginastas terem sido prejudicadas e discriminadas.

Na RSG são muitos os comentários sobre a avaliação (pontuação) mal dada e até conjecturas que as melhores ginastas para o ano que vem, poderão não vir!

A FGP diz que foi o melhor de sempre! Digam de vossa justiça!

Aproveitando a sugestão da nossa amiga Fernanda G, façam os vossos comentários tão objectivos quanto possível sobre as ginastas portuguesas.

Se alguém tiver acesso à BOLA online, agradece-se que mandem um mail com o texto para o nosso endereço electrónico apagr.info@gmail.com

OBRIGADO POR NOS VISITAREM E CONFIRMAREM QUE UM BLOG LIVRE É NECESSÁRIO NOS TEMPOS CONTURBADOS QUE A GR TEM VIVIDO!

A Direcção da APAGR 

domingo, abril 12, 2009

Grupo de estudo e observação de provas

Como é do conhecimento geral, este blog serve para a discussão da problemática da Ginástica Rítmica e é aqui que contamos dar voz aos interessados nesta modalidade. Um dos últimos comentários levanta questões já há algum tempo abordadas também por nós, APAGR, e por nos parecer ser um bom tópico de discussão aqui fica publicado:

"Passando os olhos por este blog que há muito não lia, dei comigo a pensar que tanta gente interessada neste lindo desporto continua a não se unir para o colocar numa linha de orientação que valorize a GR nacional quer na via do alto rendimento, quer na de desporto de lazer.

Devem ter reparado, como pessoas interessadas e inteligentes que são, que os comentários azedos e de espectadores de bancada com interesses no praticável só servem quem, na GR, procura servir apenas interesses individuais ou clubísticos.

Os clubes são a célula básica do desporto - qualquer que ele seja - e tudo o que se faça sem unir esforços de vários clubes NUNCA pode ter efeito a nível das estruturas mais elevadas, ou seja, associações e federações. É preciso que as pessoas interessadas e conhecedoras dos clubes se unam para demonstrar - com provas, dados de observações em vídeo, cargas de treino aplicadas em certos locais, etc, etc, - o que de menos correcto poderá existir neste desporto.

Individualizar e tornar a crítica uma conversa de comadres - que me desculpem aqueles que se possam considerar ofendidos - não levará a nada de produtivo.

Alguém está interessado em criar um grupo de estudo e observação de provas para - sem prejudicar as jovens ginastas - provar a quem está errado que tem de tomar um novo caminho? Eu estou!

FernandaG"
Pontos interessantes e cheios de bons princípios que, no entanto, e dada a nossa experiência com as Associações, Clubes e Federação nos leva a deixar as seguintes interrogações:

> Clubes e treinadoras aceitarão colaborar?
> Associações aceitarão resultados e tê-los-ão em conta?
> A FGP e a equipa técnica farão alguma coisa?

Cara FernandaG, a APAGR subscreve as suas ideias e disponibiliza-se desde já para colaborar naquilo que estiver ao nosso alcance.
Nosso contacto: apagr.info@gmail.com

terça-feira, abril 07, 2009

Torneios Internacionais

A menos de um mês da sua realização(2 e 3 de Maio), o "VII Torneio Internacional de GR CIDADE de ESPINHO" conta já com a inscrição de muitas dezenas de ginastas estrangeiras.

Esperemos que este TI, ao contrário do da Madeira, se realize sem precalços e continue na sua senda positiva para a divulgação da GR.

Entretanto, pelo meio, teremos a "IV Taça do Mundo de GR e o XXIII TI de Portimão" (16 a 19 de Abril) que tem sido motivo de polémica pelas já habituais ausências e(des!)convocatórias de ginastas.

Os TI são (ou deveriam ser) o lugar de eleição para divulgarmos uma imagem positiva do nosso país e dos seus valores gímnicos perante outros (apresentação de ginastas de qualidade, de acordo com ranking), divulgarmos a GR estrangeira entre nós e incentivar a sua divulgação global nos mídia nacionais e fortalecer laços institucionais entre várias entidades.

É claro que tudo isto só se consegue, plenamente, num clima de justiça e igualdade desportivas!

sábado, abril 04, 2009

Fim de semana desportivo

...não será a falta de tempo, e muito menos outra vontade qualquer, que nos vencerá e nos impedirá de aqui noticiar o "programa de festas" para este fim de semana, por isso e sem mais demoras aqui fica, sintetizado, o que conhecemos:

SÁBADO
Campeonato Regional de Santo Tirso(?)
Pavilhão Municipal de Santo Tirso
Início da competição - 9h30
Final da competição - 17h30

Campeonato Distrital AGL
Pavilhão do Agrup. Escolas Ferreira de Castro - Orensa - Mem Martins
Início da competição - 9h00
Final da competição - 17h00(?)

DOMINGO
Campeonato Distrital AGDS
Pavilhão Municipal do Alto do Moinho - Corroios
Início da competição - 9h30
Final da competição - 15h50

Tão importante como noticiar as provas é o facto de separarmos os assuntos, e depois destes eventos aqui deixarmos as nossas opiniões, criticas e sugestões, por isso, e de uma forma digamos, civilizada (não deveria ser necessário tal observação) participem construtivamente.

Boa sorte a todas as ginastas, e também, às associações e juízes para que o seu trabalho corra bem e dignifique a modalidade.