domingo, julho 15, 2007

Reflexão sobre o Campeonato de Baku


Após o termo de mais um Campeonato da Europa, que decorreu em Baku, de 29 de Junho a 1 de Julho, passado algum tempo de reflexão, não podemos deixar de comentar aqui os resultados obtidos pelas ginastas juniores. Apesar do intenso trabalho daquelas ginastas, ao longo de 5 meses, um penúltimo lugar (o pior resultado de sempre duma equipa júnior, contrastando, cabalmente, com o 6º lugar obtido anteriormente em Portimão) sabe a pouco para todos os amantes da Ginástica Rítmica e para as próprias ginastas. Entretanto, apareceram justificações, nos comentários do nosso blog, imputando aqueles fracos resultados à insuficiente “preparação psicológica” das ginastas (para quem não sabe, aquelas atletas, no final do estágio de preparação, tiveram “aulas colectivas” de apoio psicológico). Uma reflexão sobre este caso impõe-se, até como esclarecimento. As lesões que muitas das ginastas tiveram durante o estágio, as frequentes alterações de suplentes durante o mesmo – ora justificadas por aquelas lesões, ora por insuficiente aplicação e disciplina - bem como a falta de experiência em competições internacionais deste género, em evidente contraste com as muitas “rodagens” realizadas pelas atletas seniores, são, a nosso ver, a principal explicação para este resultado. Todas as equipas juniores estrangeiras que estiveram em Portimão participaram, antes de Baku, pelo menos, em mais 2 ou 3 torneios internacionais, e não nos referimos aqui a equipas de países ricos! Há que ser sério, e caros leitores, a falta de preparação psicológica não pode ser a culpada destes resultados. Só serve como justificação quando alguém quer esconder as suas responsabilidades!

Lamentamos também que no próprio “site” da Federação não tivesse sido dado praticamente nenhum relevo quer à participação das juniores em Portimão quer em Baku. Serão filhas de Deuses menores?!

Atendendo a que o Azerbeijão é tão pouco conhecido entre nós, aqui vos apresentamos algumas fotografias, pedindo desculpa, pela ausência de informação sobre as mesmas.

APAGR

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog