Despenalização & Torneio
Com dupla informação para comunicar, mas para que não se dividam os comentários a estes assuntos e se torne mais fácil o seu acompanhamento, aqui fica um duplo post.
Em primeiro, e por ordem cronológica de acontecimentos:
A) Despenalização das atletas:
A FGP, por intermédio do Conselho de Disciplina, enviou para os respectivos clubes das atletas penalizadas SFUAP (júnior Joana Saraiva) e SAD (sénior Susana Abrantes) um oficio que, por outras palavras, confirma as razões pelas quais "todos" lutámos nos últimos meses, ou seja, a inequívoca injustiça e ilegalidade da acção tomada por este órgão do desporto nacional contra aquelas ginastas da Rítmica. De um oficio de três páginas aqui vos deixamos o último e esclarecedor parágrafo:
..."Atento o acima exposto, verifica-se de forma inequívoca, que estamos perante uma violação inadmissível dos direitos de defesa da atleta, ora Recorrente, com as consequências legais que, no caso em apreço, e com desnecessidade de apreciação das demais questões suscitadas no recurso, determinam a procedência do recurso apresentado, declarando-se a nulidade da decisão recorrida com efeitos desde 8.1.2008"
E agora? ...em que ficamos? ...o que é que os clubes e pais devem fazer?
Aceitar mais esta "inadmissível violação" como mais um erro menor, mas habitual de dirigentes que deviam ter mais responsabilidade? Ou juntar esta às outras queixas que têm contra a FGP?
Parabéns às Atletas em causa, aos pais que lutaram para inverter uma decisão altamente injusta e penalizadora, e sem falsa modéstia, parabéns à APAGR.
Por fim, um enorme obrigado a todos os meios de comunicação social e diversos jornalistas que nos ajudaram a divulgar esta situação.
Seguramente que ainda iremos necessitar dos vossos serviços, mas sabemos que podemos contar convosco!
B) Torneio de Páscoa do SAD
Decorreu ontem, domingo, no Pavilhão Arquitecto Gomes Pereira em Algés o 9º Torneio da Páscoa do SAD.
Foi um dia pleno de ginástica em que desfilaram pelo praticável cerca de 60 atletas oriundas de 16 clubes a nível nacional.
Numa altura em que as provas de GR tendem a ser uma raridade (fruto da política da FGP que quer passar uma responsabilidade sua para as Associações e Clubes, sem contudo lhes dar contrapartidas) é de salientar a importância da organização de torneios como este, ainda mais com carácter de um autêntico Nacional. Se bem que a nível federativo estas provas pouco ou nada valham, para as atletas que se esforçam para se apresentar em boa forma, tem todo o valor do mundo.
Com casa cheia, e após o desfile de todas as atletas em que se destacaram as actuações da SFUAP e GR-EMARP, quem não quis ficar para trás foram as treinadoras e algumas ginastas mais "velhas" que brindaram o público com uma interessante coreografia cheia de cor e dinamismo.
Parabéns a toda a equipa do SAD pelo trabalho desenvolvido e para o ano queremos mais!