sábado, dezembro 06, 2008

ELEIÇÃO À VELOCIDADE DA LUZ

Embora muitas pessoas tenham manifestado a sua estranheza pelos resultados obtidos e pela reeleição de João Manuel Boa de Jesus, a APAGR não ficou surpreendida. Algumas associações já tinham demonstrado a sua tolerância face a situações que prejudicaram inclusive ginastas dessas associações, o que deixava antever posições solidárias.

O que surpreendeu foi a ausência dos habituais e legais anúncios de realização de eleições com os respectivos prazos.

Esta eleição relâmpago inviabilizou a concretização duma lista independente e alternativa que pudesse contar com pessoas com conhecimento real do desporto e da ginástica e não só com amadores e com gente que procura tachos.

Não acreditamos, apesar dalgumas mudanças operadas nos últimos tempos (convocatórias com possibilidade de aceitação ou não por parte das ginastas) que este mandato traga novidades ou uma profunda alteração no modo de actuação da FGP. Nem poderia, já que os principais actores se mantêm.

Surpreende-nos, por outro lado, que o Presidente que, desde o início, não dialogou com ninguém, que permitiu situações intoleráveis, que puniu a torto e a direito, independentemente da idade das ginastas, se mostre ofendido pelo facto da voz do povo não se poder amordaçar e das pessoas reagirem, com pouca tolerância, a situações perfeitamente injustas e que, sobretudo, prejudicam crianças.

Quem quer ter cargos com visibilidade pública tem que se sujeitar a todas estas situações, sobretudo se é pouco tolerante e comunicativo relativamente a quem tem opiniões diferentes das suas.

terça-feira, novembro 11, 2008

NOVA CONVOCAÇÃO PARA A SN

Após a convocação para a formação dum conjunto sénior. Neste último sábado, dia 8 de Novembro, teve lugar na FGP uma reunião para convocação de ginastas da categoria júnior (e também algumas juvenis que subirão brevemente de categoria).

Tal como sucedeu por ocasião da convocação das ginastas sénior, também neste caso, ficou claro que os respectivos clubes poderiam informar por escrito sobre a não participação de algumas ginastas, sem que isso acarretasse qualquer castigo ou inibição de actividade desportiva nacional ou internacional.

Aqui fica a lista com os nomes das ginastas que conseguimos apurar.
Uma vez que não há comunicação oficial, aceitem as nossas antecipadas desculpas para a possibilidade de poder faltar algum nome, que caso aconteça agradecemos a correcção.

Ginastas convocadas:

1995
Cátia Henriques - CRP
Inês Cardoso - CNM
Tânia Vieira - SAD
Cristina Ramos - GDE

1996
Rita Vasconcelos - SFUAP
Inês Morais - SFUAP
Carolina Martins - GDEMARP
Beatriz Tojal - GCP
Sara Cólica - GCP

1997
Maria Canilhas - SFUAP
Mariana Jacinto - GDEMARP
Inês Silva - GCP

sexta-feira, setembro 19, 2008

Jornada de esclarecimento e convocatória para a Selecção Nacional

Decorre amanhã nas instalações da FGP um encontro entre a equipa técnica e potenciais convocadas para a SN_GR.
Com o intuito de apresentar o projecto e ouvir as atletas, este encontro promovido pela Federação antecede o inicio dos trabalhos da Selecção Nacional.


Não fosse todo o historial mais recente, e aqui estaríamos todos contentes com o facto de as atletas serem convocadas e iniciarem a nobre tarefa de representar o seu país. No entanto, e por tudo o que aqui tem sido tema principal de conversa, será uma manhã de alguma apreensão, dúvidas e em alguns casos, receio mesmo pelo que qualquer acto possa resultar num futuro próximo.

Algumas interrogações ficam obrigatoriamente na nossa mente, como por exemplo, "o que pode acontecer a uma atleta que opte por não representar a SN?", ..."como observarão esta reunião atletas que recentemente estiveram injustamente castigadas e que, mal saem do seu castigo, são novamente colocadas à prova pela FGP?"

Vamos aguardar para ver...

segunda-feira, setembro 15, 2008

Chefe de missão dos Jogos Olímpicos suspeito de mau uso de dinheiro do Estado

Subsídios públicos envoltos em polémica
Chefe de missão dos Jogos Olímpicos suspeito de mau uso de dinheiro do Estado

Manuel Boa de Jesus, um dos dirigentes mais influentes no desporto nacional e chefe da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos de Pequim, está envolvido em várias irregularidades na administração de financiamentos do Estado.

Uma auditoria feita às contas do World Gymnaestrada 2003, um projecto por ele presidido, que trouxe a Portugal milhares de atletas, aponta para várias irregularidades financeiras e sugere a existência de uma contabilidade paralela. Há mais de 20 anos quadro do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e actual presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), Boa de Jesus nunca foi, contudo, sancionado, nem teve de repor qualquer verba, continuando a gerir centenas de milhares de euros de subsídios governamentais.

Para além de administrar, enquanto presidente da FGP, financiamentos oriundos do Orçamento do Estado, Boa de Jesus revelou ter um papel determinante no financiamento do Comité Olímpico de Portugal (COP), participando nas negociações com o secretário de Estado do Desporto relativas às verbas a atribuir para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Entre as irregularidades indicadas no relatório, datado de Dezembro de 2005 e realizado por uma sociedade de revisores oficiais de contas à comissão organizadora do World Gymnaestrada 2003 (WG 2003), estão a acumulação de remunerações por parte de Manuel Boa de Jesus, várias infracções fiscais, a inexistência de contratos com fornecedores, um “descontrolo absoluto” no que toca às receitas e o desvio de centenas de milhares de euros de patrocínios e financiamentos públicos para os cofres da FGP, da qual este técnico de carreira do IDP era, à data, vice-presidente.

Outro aspecto muito delicado, mas este não citado na auditoria, teve que ver com a participação de um amigo de Boa de Jesus, e então seu colega de direcção da FGP, nos negócios com a Gymnaestrada. Como o próprio Boa de Jesus confirmou ao PÚBLICO, Rodrigo Silva Gomes deixaria a direcção da FGP, já depois de participar na preparação do Gymnaestrada, “para poder” ganhar o contrato para o marketing e publicidade do evento, através da empresa Interact, de que é sócio maioritário.
Os auditores apenas referem que a Interact foi um dos parceiros do evento relativamente aos quais “nunca existiram contratos, nem foram divulgadas as respectivas condições”.

Manuel Boa de Jesus defende-se, afirmando que “nada disso tinha indícios criminais” e sublinhando o êxito da organização: “Não me arrependo de nada. Consegui que o Gymnaestrada não desse resultados negativos, algo que não é muito normal em Portugal.”

O IDP, sob a direcção de José Manuel Constantino, aprovou quatro contratos-programa com o WG 2003, a maioria deles assinados pelo então ministro do Desporto, José Lello, que totalizaram mais de dois milhões de euros, em 1999, 2000 e 2001. Estes acordos não “estabeleciam fins específicos para as verbas atribuídas, referindo apenas a sua correcta utilização no projecto em questão”.

O evento contou também com o financiamento de outros ministérios, institutos e autarquias.

No final do WG 2003 - e apesar de Boa de Jesus inicialmente ter promovido a ideia, em declarações à imprensa, de que os dinheiros governamentais eram escassos e punham em risco o evento - os resultados acabariam por ser muito relevantes: quase 1,8 milhões de euros, que acabaram por ser uma forma de financiamento indirecto da FGP.

Os auditores sustentam que isso permitiu que a FGP passasse “de uma situação de desequilíbrio financeiro, como a que se verificava até 2001 (...), para uma situação de total desafogo financeiro, como o comprovam os elevados depósitos à ordem e a prazo que a FGP” detinha à data da auditoria.

Na sequência da referida auditoria - encomendada pelo IDP, nunca tornada pública e só agora consultada pelo PÚBLICO - e de denúncias particulares, a Polícia Judiciária abriu um processo de averiguações que se mantém em aberto. Não terá, contudo, feito quaisquer diligências entretanto.

Processo arquivado

Ao que o PÚBLICO apurou, os investigadores do Departamento Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira aguardam por novos dados, nomeadamente pela comunicação por parte do IDP do resultado de um processo disciplinar interposto a Boa de Jesus.

Ora, sucede que este processo já foi arquivado. Segundo afirmou o IDP ao PÚBLICO, concluiu-se não existirem “motivos e fundamento legal” que apontassem para uma “infracção disciplinar” no que respeita à “acumulação de funções”, visto que “a acumulação de remunerações, por si só, não constitui uma ilegalidade”. No processo disciplinar não foram relevadas muitas outras matérias suscitadas pela referida auditoria - apesar de serem várias e, segundo os autores da auditoria, inequívocas, as irregularidades de que Boa de Jesus foi responsável.

Quer o IDP, quer a Secretaria de Estado do Desporto não permitiram a consulta do referido processo disciplinar e recusaram esclarecer quando foi aberto e concluído.

Ainda segundo o IDP, o resultado deste inquérito disciplinar foi enviado para o Ministério Público. A Procuradoria-Geral da República, questionada sobre o assunto, afirmou não existir qualquer processo “relacionado com os factos”.

In: Público
Por: Ricardo Dias Felner

terça-feira, setembro 02, 2008

DEPOIS DE PEQUIM & REGRESSO À COMPETIÇÃO

E DEPOIS DE PEQUIM…

O nosso rescaldo, escaldado por metas irreais ou mal estabelecidas, por incompetências ou assumidos despotismos! Um futuro incerto para a GR e para as ginastas!

No rescaldo da "primeira participação portuguesa bem planeada e quase científica", os Jogos Olímpicos de Pequim foram o que foram, colossais, à maneira chinesa, com uma propaganda pró-partido claramente visível. Com montagens de imagens, com playback, com uma liberdade reduzida e regulada ao milímetro. Nenhuns jornalistas, tanto quanto nos foi dado a conhecer, se preocuparam em solicitar acesso a zonas polémicas, ainda que fosse só com a justificação de registar os efeitos dos JO's pela China adentro (se os chineses fazem propaganda política, porque não deveria ser feita contra-propaganda?!).


Novamente a polémica do método de contagem de medalhas (escalonamento pelas medalhas de ouro ou pelo número total de medalhas), ainda que só os EUA continuem a exigir este último método. Até um correspondente sénior australiano dizia: "todos utilizam o escalonamento com base no número de medalhas de ouro! Se os americanos querem ser diferentes, é com eles!".


Muitos, muitos recordes que caíram, entre eles, o do nosso Carlos Lopes, mas a nossa participação foi desastrosa, pese a justificação, mais uma vez, atabalhoada de Manuel Boa de Jesus que sublinhou que "esta tinha sido a primeira vez que se tinha feito um planeamento a sério e estabelecido metas concretas".


Sim, inicialmente, 11 medalhas. Depois 5, como meta real, e finalmente 4 para termos 2 medalhas! Terá havido planeamento, mas o método e a gestão do mesmo foram insuficientes!

O mérito foi de Nelson Évora e de Vanessa Fernandes, mas acreditamos que todos os atletas quiseram dar o seu melhor. O mal vem de trás e de cima! Da incompetência de muitos dirigentes e organizações, da falta de estruturas (físicas e até do próprio sistema de ensino), da falta de parcerias efectivas com a sociedade civil, do pouco interesse que os próprios média dedicam às actividades desportivas, para além do avassalador futebol!


Nota negativa para o Presidente do COP que, ora saia, ora ficava! Fazendo fé no que foi anunciado oficialmente, a Missão Olímpica Portuguesa (MOP) ficou muito, muito aquém do que tinha estabelecido como meta! Responsáveis directos e morais que são Vicente Moura e Boa de Jesus, lá para o fim do ano, logo que fosse entregue o relatório, deveriam ambos afastar-se!


Vergonhoso o convite feito por Boa de Jesus ao atleta Marco Fortes para deixar Pequim "antecipadamente"! Mais uma vez, Boa de Jesus mostrou no que era bom: "A punir atletas, a torto e a direito"! Se isto é ser bom dirigente….a FIG que o leve já!


Por fim, o SEJD, Laurentino Dias, escusou-se a pronunciar-se sobre a MOP e os seus resultados, antes de ter o tal relatório nas mãos, mas é evidente que ele já assumiu uma posição, nem poderia ser doutra forma!



POR CÁ, O REGRESSO À COMPETIÇÃO

Regressando de férias estaríamos, noutras alturas, a preparar as coreografias e acertos gímnicos para a competição de Conjuntos de Ginástica Rítmica. No entanto, este ano, devido ao acerto do calendário desportivo pelo calendário escolar tal não irá acontecer. Iniciamos o trabalho com o arranque de uma nova época desportiva, com todas as vantagens e desvantagens que isso possa trazer à modalidade, (para já foi o sacrifício da prova de conjuntos) esperamos que no final o resultado seja para melhor.

A FGP lança agora o "Cartão da Ginástica" com benefícios para quem o subscrever. Este cartão não se destina exclusivamente aos praticantes mas sim a todas as pessoas "amigas da ginástica". Aos ginastas, técnicos, juízes e dirigentes será entregue na altura da inscrição, podendo ser, para os restantes interessados, adquirido pelo valor de 7.50€.

A APAGR deseja a todos um bom regresso de férias e um bom início de época desportiva.

FOTO: rubensprich-reuters

sexta-feira, agosto 08, 2008

08.08.08 - JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM….





Não fosse a polémica dos Direitos Humanos, o controle apertado do acesso à Internet, sobretudo a "sítios" que criticam o regime da RPC, e o caso do Tibete, poder-se-ia dizer que esta edição dos JO se aproximava da nota máxima! Mas a China enganou toda a gente! Direitos Humanos? Não obrigado!


Nós, infelizmente, maniatados pela nossa pequenez (ou pelo síndrome dessa pequenez que muitos insistem em recordar-nos) lá mantemos a nossa posição neutral relativamente à China. Mas, quando políticos como o Presidente francês Sarkozy acaba por esquecer o que antes tinha afirmado relativamente a este tema, pouca diferença faria a nossa voz no plano político internacional! Ou talvez não!

Manuel Boa de Jesus acabou por ver a sua viagem e polémica função de Chefe da Delegação Olímpica portuguesa confirmadas! Lá foi de malas aviadas para a China!
Se a APAGR não reconhece responsabilidade alguma do actual executivo pela nomeação deste dirigente, não podemos ocultar a nossa surpresa e incompreensão pelo facto do actual Governo ter dado de mão beijada a este senhor a representação nacional!
Com o diferendo entre atletas do remo e a respectiva federação, ficou provado que Manuel Boa de Jesus não era de forma alguma o "homem certo no lugar certo", antes pelo contrário!



O folhetim (ou talvez novela!) - que é o caso da punição aplicada (duas vezes) à Joana Saraiva - chegou, finalmente, ao fim! 5 meses (150 dias) de punição ou seja, metade do que tinha sido indicado pela direcção da FGP. Isto quer dizer que, até ao final de Agosto, a inactividade compulsiva desta ginasta terá terminado. Qual o significado disto? Impossibilitaram esta penta-campeã júnior de se candidatar ao pódio, pela última vez, na categoria júnior… e deram, convenientemente, o título de campeã a quem não o teria tido noutras circunstâncias!
Responsáveis? Todos sabemos quem são! E também sabemos que merecem alguma punição!
.

quarta-feira, julho 09, 2008

UM TORNEIO NACIONAL SEM SURPRESAS

Um Torneio Nacional tardio e que se desenrolou no pavilhão secundário da Associação Académica da Amadora…. Sem surpresas, a não ser nas condições más e inadequadas para uma prova nacional organizada no pino do Verão (5 e 6 de Julho)!

Poder-se-á dizer que a distribuição de medalhas foi equilibrada?

Que tudo decorreu na normalidade ou antes naquela "normalidade" a que a FGP já nos habituou?

Porquê tantas corridas à mesa do júri? Porquê algumas discussões com a Eunice Lebre?

Sem papas na língua, a FGP, a equipa técnica e as filiais do sul do Tejo conseguiram o seu intento maléfico: arrumaram uma bi-campeã sénior e afastaram, convenientemente, neste último ano na categoria júnior, a penta-campeã nacional júnior! Isto não é astrologia, nem futurologia, mas sim uma análise desportivo-comportamental ao género do que a Eunice Lebre gosta de fazer!


A registar, o levantamento à última da hora da punição da Susana Abrantes somente para lhe possibilitar participar no Primeiro Torneio Universitário! Ela agiu bem! Não participou, pois este torneio era só para dar mais uma medalhinha à "ginasta protegida" e para ajudar a justificar as muitas ausências na Faculdade de Medicina! Mais comentários para quê?


Ver resultados globais

quinta-feira, junho 19, 2008

TAÇA DE PORTUGAL E TORNEIOS DISTRITAIS

SFUAP, MESMO SEM A PENTACAMPEÃ NACIONAL, CONSEGUE A TAÇA PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA

Passada uma semana sobre a realização da Taça de Portugal (no passado dia 10 de Junho, no Pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos) cá estão os resultados oficiais publicados pela FGP. Mantém-se (agora pela força da realidade dos números) a polémica sobre as pontuações atribuídas pelas juízes Teresa Simas e Carla Durão. Poder-se-á questionar a inconsistência duma diferença de nota superior a 2 pontos entre a avaliação duma juiz e doutra para a mesma ginasta?! Permitem os regulamentos este diferencial tão acentuado? A verdade é que as classificações no seu global merecem grandes reparos.
Uma proposta que surgiu no nosso blog e que poderia trazer maior transparência e imparcialidade a estas provas: porque não convidar juízes estrangeiras para avaliarem as ginastas nacionais?! Haveria despesas acrescidas, mas também se atingiria um nível maior de imparcialidade.
Também merece um comentário que as ginastas da selecção não tenham conseguido superar outras ginastas, elas que têm tido treinos e mais treinos no estrangeiro e participações em várias provas internacionais, tudo com o apoio da Federação.
Por outro lado, cada vez mais pessoas se questionam sobre as datas da realização das duas únicas provas actualmente organizadas pela Federação de Ginástica de Portugal. Se a Taça de Portugal está reservada obrigatoriamente para o dia 10 de Junho, não há razão para organizar o Campeonato Nacional no início de Julho em época de maior calor, concentrando as duas provas, praticamente, uma a seguir à outra.
Por fim, a intenção de criar um CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO foi assunto que gerou grande polémica, pois o número de ginastas de competição a frequentar a Universidade é muito reduzido e misturar estas com outras estudantes universitárias com nível inferior não seria justo! Ficámos sem perceber o que é que a FGP pretende com este torneio! Para reflectir!

CLASSIFICAÇÕES:

1º SFUAP – 145,904 Pontos
2º CRP – 144,167 Pontos
3º GCP – 143,437 Pontos
4º GDEMARP – 133,420 Pontos

Relativamente ao Campeonato da Associação de Ginástica do Algarve e, concretamente, ao clube GDEMARP deve-se ter em conta que este clube não tem ainda ginastas seniores e que as juniores se encontram este ano, pela primeira vez, nesta categoria, o que torna ainda mais meritório o resultado apresentado, apesar da diferença de 10 pontos relativamente ao 3º lugar.

Classificações globais: ver link: http://www.gympor.com/upload/noticia/TPGR08.pdf





III CAMPEONATO DISTRITAL DA AGL

O terceiro CD da AGL da primeira divisão teve lugar no Complexo Desportivo de São Domingos de Rana, no Sábado passado. Nesta ocasião decorreu também o Campeonato Distrital do Algarve e o 26º Torneio de Grupos. No Campeonato Distrital da AGL participaram 7 clubes. Na categoria de juniores, o GCP obteve o primeiro e o terceiro lugares e o SAD o segundo lugar, com Joana Cardoso, Anzhelika Faydevych e Diana Machado a ocuparem o pódio júnior.
Na categoria sénior, na ausência forçada de Susana Abrantes, do SAD, as medalhas foram só partilhadas entre ginastas do GCP, Caterina Ivanova, Ana Figueiredo e Ana Teresa Coito.
Das 12 ginastas juniores presentes 8 ficaram apuradas para o próximo Campeonato Nacional, bem como as três ginastas seniores do GCP.
Apesar de alguns comentários surgidos neste blog sobre pontuações inadequadas neste campeonato, não nos chegou qualquer reclamação de pais ou ginastas, nem verificámos no local quaisquer disparidades.

Classificações globais para CD da AGL, ver link: http://infoginastica.net/ficheiro.php?id=16198

Classificações globais para CD da AGA, ver link:
http://infoginastica.net/ficheiro.php?id=16197


Mais uma vez, a ausência das ginastas punidas e aguardando a efectivação do recurso (Joana Saraiva e Susana Abrantes) foi sentida e prejudicou uma concorrência sã e desportiva nas provas.
Ficando afastadas destas duas competições nacionais, estas ginastas são claramente prejudicadas moralmente, dum ponto de vista relacional-promocional-desportivo e, por esta via, também financeiro! Não diga alguém que não têm direito a solicitar uma indemnização à FGP e aos autores morais e formais desta situação confrangedora numa modalidade que tem vindo a decrescer, desde 2005, por efeito da actuação desta direcção da FGP.

Ficamos a aguardar o que se passará no Campeonato Distrital da AGDS que terá lugar já neste fim-de-semana.

sexta-feira, junho 06, 2008

30.000 MIL > PUNIÇÃO > TAÇA DE PORTUGAL > TURIM

Dezoito meses após a criação da APAGR atingimos mais um número recorde de visitas!
Sim, JÁ MAIS DE TRINTA MIL! Isto quer dizer que o número de pessoas (ginastas e familiares!) convictos de que a Ginástica Rítmica portuguesa está gravemente enferma continua a aumentar. Já num "sítio" internacional surgiram comentários sobre esta situação da "nossa ginástica" e com uma referência interessante: "….Na Grécia, as ginastas da selecção são escolhidas de acordo com a pontuação…e em Portugal?". Não temos informação oficial que possa confirmar esta afirmação, mas a tradição desportiva helénica certamente ainda perdura!

:: Joana Saraiva e Susana Abrantes
Algumas palavras, mais uma vez, sobre a punição às ginastas da SFUAP e do SAD (Joana Saraiva e Susana Abrantes). Só se pode lamentar e pedir a demissão de quem continua a insistir em punições deste tipo com a única intenção de pôr estas ginastas "fora de acção" por muito tempo. Independentemente das acções levadas a cabo pelos respectivos clubes e familiares, a APAGR continua a divulgar esta situação junto de todas as entidades que se "cruzem" com a FGP. É um dever moral divulgá-la e estas ginastas merecem-no! Nota negativa para as Associações (AGDS e AGL), as quais não têm a coragem de dizer: "Boa de Jesus! Precisas dos nossos votos ou isto alinha ou….!"

:: Taça de Portugal
Com a programada TAÇA DE PORTUGAL há muito anunciada, a ausência de informação sobre a mesma quer no "sítio" da FGP quer na INFOGINÁSTICA só revela o que sempre aqui afirmámos: a FGP não dá grande importância nem sequer aos poucos torneios que organiza! É vergonhoso, mas este é um exemplo claro do trabalho da FGP! Popularucho na Feira do Livro de Lisboa, mas ausente na competição, sempre que esta ponha em causa os lugares das "preferidas" do CRP/CPC!


:: Turim 2008
Andava muita gente a fazer apostas sobre quem seriam as "convocadas" pela dupla SIMAS/DIAS para os CAMPEONATOS DA EUROPA DE GR – TURIM 2008! Não que as candidatas fossem muitas! Mas ninguém acreditava que as "manas" tivessem coragem de "convocar" a Cátia Henriques – a mais recente "descoberta" da GR!
Pois já está no "sítio" da FGP: Jéssica, Daniela e Cátia! De Norte a Sul haverá admiração por esta "brilhante equipa". Se a nossa selecção de futebol fosse assim!!!!

quinta-feira, maio 22, 2008

QUANDO AS MELHORES, NÃO O SÃO!




É verdade que as opções da dupla Simas/Dias, "patrocinadas e apoiadas" pela Direcção da Federação, ou seja Manuel Boa de Jesus e Margarida Sá Campos, são impenetráveis ao comum dos mortais!
De símios a completos ignorantes das artes e técnicas da Ginástica Rítmica, tudo tem servido para chamar nomes aos membros da APAGR.

Contudo, agora são já muitas as pessoas que, não tendo nada a ver com a APAGR, não vislumbram qualquer estratégia nesta "selecção gímnica", nem na equipa técnica que tanto prometeu, mas nada deu!
São só 900 mil euros, o orçamento da FGP para todas as "ginásticas" (fazendo fé na reportagem da SIC), por isso ainda nos parece mais estranho que estes "parcos" meios sejam desbaratados com ginastas que afinal já nem vão ao Campeonato da Europa! Será que Boa de Jesus ainda mantém aquela ideia de JOGOS OLÍMPICOS 2012?! Ou serão 2016? Ou 2020? Número muito mais simbólico e que possa operar um milagre onde nem todas as benesses e apoios têm surtido efeito!

Enquanto ginastas com prova dadas estão proibidas de participar em torneios em casa e no estrangeiro, estas meninas continuam a rodar e a rodar…. à conta do nosso orçamento! Agora em Israel, amanhã …..! Todos pagamos, mas não sabemos porquê!

Ninguém percebe! Boa de Jesus explique lá, a ver se compreendemos as suas opções e esta estratégia gímnica!!! Talvez lhe dê jeito uma boa explicação para apresentar em Algés… e não estamos a pensar na SAD que também fica para aqueles lados!


.

quarta-feira, maio 07, 2008

Será que a AGDS não tem orgulho próprio?


Estão fechadas as inscrições para o Torneio de Espinho de 2008.
Após uma rápida leitura à listagem final de participantes podemos observar que, apesar dos convites feitos e confirmados, uma das associações, e vamos falar da que, por sinal, até é a que possui o maior lote de ginastas campeãs, ...não está presente.

Com esta situação, e recorrendo a uma "contabilidade de joelho", chegamos aos seguintes números,
- pelo menos dois clubes perdem a possibilidade de estar presentes,
- pelo menos três atletas vencedoras perdem a possibilidade de mostrar as suas competências ao mundo da Rítmica
- dezenas(...sim dezenas, basta lembrar a edição de 07 com apenas um clube e uma atleta) de amantes da GR ficam desmoralizados e incrédulos com esta atitude de uma ADG.

Pergunta-se; Será que a AGDS fez esta "contabilidade"? ...Será que a AGDS não respeita o bom trabalho desenvolvido pelas atletas e suas treinadoras? ...Será que a AGDS não tem orgulho próprio?
Respostas: Não, Não e Não.

Que motivos podem levar uma direcção a privar os seu clubes associados de participar numa rara e importantíssima prova como esta? Questões financeiras? ...ou incompetência para lidar com as responsabilidades associativas?

É mau de mais para ser verdade.
Açores, Algarve e Santarém também não vão marcar presença.

Para a organização e atletas presentes, reiteramos os nossos votos do maior sucesso desportivo.
Última Listagem: EquipasTotal.pdf

segunda-feira, maio 05, 2008

VI RHYTHMIC GYMNASTICS INTERNATIONAL TOURNAMENT "CIDADE DE ESPINHO"




A AGN, mostrando ser uma das mais dinâmicas Associações de Ginástica Nacional, trata de afinar os últimos pormenores para o lançamento de mais um torneio Internacional de Espinho.

Com o número de atletas alargado para 3 por Associação, a AGN presta assim um ainda melhor serviço à ginástica Nacional. Lembrando e reforçando a ideia do fraquíssimo calendário nacional de provas criado pela Federação e esmagadora maioria das associações, este evento, assim como alguns torneios organizados por clubes, fazem cada vez mais a diferença para a modalidade.

Ainda com alguma indefinição no que diz respeito à participação de algumas associações, esta prova promete ter alguns "condimentos" bem interessantes para análise da GR nacional.

À AGN ficam os nossos sinceros votos de sucesso para mais uma edição do Torneio de Espinho


.

sexta-feira, maio 02, 2008

NÃO É BRINCADEIRA! QUANDO A PUNIÇÃO É CRIME!

Quando a punição é crime, era o título dum editorial do Director da BOLA, quando a Joana Saraiva foi castigada pela primeira vez. Só que, em clara manobra de vingança e autoritarismo, a FGP voltou a renovar a pena à Joana Saraiva e à Susana Abrantes.

Nunca em fase alguma da história da FGP (ou melhor, da FPG) se viu semelhante situação. O criminoso é quem persegue crianças e adolescentes e não as ginastas que são novamente, de forma tão injusta, punidas pela FGP!

Podem dizer que não! Mas a ideia é afastar a concorrência de ginastas com qualidades inegáveis. Veja-se o caso passado de Raquel Muro e Silva (afastada depois de ter sido bi-campeã nacional sénior em 2004/5). E querem também afastar a Susana Abrantes, insistindo na idade! Que dizer desta argumentação em que a idade é justificação só para os casos em que dá jeito à FGP! E a Almudena Cid?! Quem poderia afiançar que a Raquel não seria uma ginasta como ela?

Mas a Joana Saraiva está ainda longe da "idade da velhice" da FGP, mas para o ano será já ginasta sénior… daí, "vamos cortar-lhe as pernas"!

Manuel Boa de Jesus fala em cortesia, ao responder a uma interpelação da APAGR, mas é sem nenhuma cortesia e moral que a FGP "lança" uma nova punição sobre estas ginastas! Que dizer mais desta situação, só mesmo parafraseando o título da BOLA: Os criminosos e faltosos são os que punem e não os punidos!

Desenganem-se todos os que acreditavam no diálogo e boas intenções desta Federação!

Os clubes, os que ainda acreditam que vale a pena lutar pela GR, já compreenderam que é preciso votar na saída desta gente!

FGP! DEMISSÃO! JÁ BASTA DE ASNEIRAS E IMORALIDADE!

SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUVENTUDE E DESPORTO! OIÇA AS VOZES DA GINÁSTICA RÍTMICA, POIS SEM GINASTAS NÃO HÁ MODALIDADE!

segunda-feira, abril 14, 2008

III Taça do Mundo e TI de Portimão


"Portugal participará na competição de Juniores (n.r. - com quem?! Com a Jéssica Jardim! A Daniela Rosa!), Seniores com a ginasta Inês Gomes e em Conjuntos (Adriana Castro, Catarina Geraldes, Inês Gomes, Sara Caetano e Sofia Costa)"
in Infoginástica.

Finalmente, aparece a lista com “as seleccionadas portuguesas”, ao jeito da Infoginástica, sem comentários nem apreciações, como se tudo isto fosse um fado ou uma decisão divina irrevogável. Ou é assim ou doutra forma não pode ser!

No “site” da CM de Portimão pede-se “venha apoiar as ginastas portuguesas”. Mas necessitam estas ginastas ainda de mais apoios?! De aplausos à falta de transparência, ao pouco ou nenhum mérito? Não!

Lamentável é mais uma vez o silêncio das Associações (esquecem-se do seu poder de voto!) quer no que respeita à FGP quer na falta de resposta a quem as interpelou sobre esta convocatória espalhafatosa (quer pelas ginastas convocadas quer pelas ausentes)!

No seguimento de mais uma trapalhada desta Federação, só mesmo o recurso à via judicial!

E para o Sr. Presidente da CM de Portimão, aqui deixamos a nossa mensagem: Apoiar sim, mas as grandes ginastas internacionais! Não o que se quer vender como nosso e mais não é que uma amostra da falta de bom senso e orgulho nacional – uma amostra duma Federação decadente e “arrumada”.
Não! Obrigado!

domingo, março 30, 2008

Despenalização & Torneio

Com dupla informação para comunicar, mas para que não se dividam os comentários a estes assuntos e se torne mais fácil o seu acompanhamento, aqui fica um duplo post.

Em primeiro, e por ordem cronológica de acontecimentos:

A) Despenalização das atletas:

A FGP, por intermédio do Conselho de Disciplina, enviou para os respectivos clubes das atletas penalizadas SFUAP (júnior Joana Saraiva) e SAD (sénior Susana Abrantes) um oficio que, por outras palavras, confirma as razões pelas quais "todos" lutámos nos últimos meses, ou seja, a inequívoca injustiça e ilegalidade da acção tomada por este órgão do desporto nacional contra aquelas ginastas da Rítmica. De um oficio de três páginas aqui vos deixamos o último e esclarecedor parágrafo:

..."Atento o acima exposto, verifica-se de forma inequívoca, que estamos perante uma violação inadmissível dos direitos de defesa da atleta, ora Recorrente, com as consequências legais que, no caso em apreço, e com desnecessidade de apreciação das demais questões suscitadas no recurso, determinam a procedência do recurso apresentado, declarando-se a nulidade da decisão recorrida com efeitos desde 8.1.2008"

E agora? ...em que ficamos? ...o que é que os clubes e pais devem fazer?
Aceitar mais esta "inadmissível violação" como mais um erro menor, mas habitual de dirigentes que deviam ter mais responsabilidade? Ou juntar esta às outras queixas que têm contra a FGP?
Parabéns às Atletas em causa, aos pais que lutaram para inverter uma decisão altamente injusta e penalizadora, e sem falsa modéstia, parabéns à APAGR.

Por fim, um enorme obrigado a todos os meios de comunicação social e diversos jornalistas que nos ajudaram a divulgar esta situação.
Seguramente que ainda iremos necessitar dos vossos serviços, mas sabemos que podemos contar convosco!





B) Torneio de Páscoa do SAD

Decorreu ontem, domingo, no Pavilhão Arquitecto Gomes Pereira em Algés o 9º Torneio da Páscoa do SAD.

Foi um dia pleno de ginástica em que desfilaram pelo praticável cerca de 60 atletas oriundas de 16 clubes a nível nacional.
Numa altura em que as provas de GR tendem a ser uma raridade (fruto da política da FGP que quer passar uma responsabilidade sua para as Associações e Clubes, sem contudo lhes dar contrapartidas) é de salientar a importância da organização de torneios como este, ainda mais com carácter de um autêntico Nacional. Se bem que a nível federativo estas provas pouco ou nada valham, para as atletas que se esforçam para se apresentar em boa forma, tem todo o valor do mundo.

Com casa cheia, e após o desfile de todas as atletas em que se destacaram as actuações da SFUAP e GR-EMARP, quem não quis ficar para trás foram as treinadoras e algumas ginastas mais "velhas" que brindaram o público com uma interessante coreografia cheia de cor e dinamismo.

Parabéns a toda a equipa do SAD pelo trabalho desenvolvido e para o ano queremos mais!

quarta-feira, março 26, 2008

A CHAMA DA POLÉMICA

A tocha olímpica foi acesa na Grécia com a polémica do desrespeito dos direitos humanos no Tibete pela R.P. da China.

A contagem decrescente para os Jogos Olímpicos começou assim, no dia 24, com polémica e é envolta em polémica que a situação da Ginástica Rítmica se mantém no nosso país com o desrespeito repetido dos Direitos de Crianças e Jovens.

Para os lados de Benfica, na FGP, tudo voltou ao mesmo com o regresso confirmado de Margarida Sá Campos e com a entrada de Eunice Lebre para a Direcção. Esta pequena mudança nada de novo traz!
A APAGR enviou uma carta oficial ao Presidente da FGP, a qual, tendo ficado sem resposta, se torna, por força das circunstâncias, em carta aberta:






Entre as muitas questões: para quando o desfecho do inquérito; o porquê de ausência de decisão sobre a anulação das suspensões às ginastas Joana Saraiva e Susana Abrantes.
Com a aproximação da Taça do Mundo e Torneio Internacional de Portimão e do Torneio de Espinho levanta-se também a questão da participação oficial portuguesa, tanto mais que já se fala dum conjunto sénior com ginastas que não lembraria o diabo! E os resultados das ginastas que têm representado Portugal, as únicas apoiadas pela Federação, não nos merecem sequer um comentário!
Porque não convidar outras ginastas séniores com melhores capacidades para participarem no conjunto sénior em Portimão, já que "jogamos em casa"?
Porque não alargar o leque de ginastas individuais júniores no TI de Portimão, mostrando toda a "prata da casa" e respeitando um "ranking" existente (ainda que seja o de 2006!).
Falta de resposta da FGP é já um hábito, mas a mudez de uns só poderá justificar a palavra e a acção de outros. Cada dia que passa, esta Federação demonstra o que vale, ou seja, muito pouco e que está apostada em destruir a GR no nosso país.

Na "nudez" da secção dedicada à GR no "site" da FGP, nada se menciona sobre uma competição planeada para Moscovo por antigas ginastas olímpicas russas e que terá merecido o veto da própria FIG. A INFOginástica, idem, idem, nada mencionou.
As Associações e clubes que participassem, à revelia da FIG, arriscavam-se à suspensão, assim dito, sem qualquer explicação.
No século XXI, em plena revolução tecnológica, assusta-nos que entidades e dirigentes desportivos vetem, suspendam, punam e ameacem com o seu poder, sem dar qualquer explicação e sem sentirem que devem prestar contas ao mundo do desporto e ao público em geral.

sexta-feira, março 07, 2008

20 MIL VISITAS E… MUITA PICA!

A FGP e seus "associados" não acreditavam, mas o blogue da APAGR já conta com 20 mil visitas e sobretudo é um fórum de discussão onde falam todos sem censuras, tal como mandam os preceitos da democracia, conquistada no 25 de Abril de 1974! A APAGR está disposta a ir até ao fim com a sua luta pela justiça na Ginástica e sobretudo na Ginástica Rítmica!

Se, há pouco mais de ano e meio, ninguém sabia (para além das pessoas ligadas à ginástica e de alguns poucos familiares) o que se passava nesta modalidade: as injustiças, a parcialidade a actuação criminosa da equipa técnica e de quem a tem protegido, hoje, todas as trapalhadas da Federação são do conhecimento geral do público e da comunicação social. Uma Federação que, cada dia que passa, tem menos condições para gerir a Ginástica. Vão-se debatendo, alimentados só pela miragem… duma viagem a Pequim, aos Jogos Olímpicos, onde, tristemente para todos nós, Manuel Boa de Jesus figura como chefe da delegação olímpica nacional… até quando?!


.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

A Joana Saraiva defende-se da injusta punição imposta pela FGP

Que bom seria ouvir uma atleta de Ginástica Rítmica na rádio mas por outros motivos que não os que a levaram lá.

Talvez num futuro próximo.

Talvez...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Sarau de Gala da Ginástica

Decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos no dia 9 de Fevereiro.
Para quem não teve oportunidade de ver ao vivo ou mesmo a transmissão televisiva, aqui fica um compacto do evento.


(Representação da Selecção Nacional de Rítmica ao minuto 16:04)




(Representação da Selecção Nacional de Rítmica ao minuto 09:20)


Fonte: Jornal A Bola

TORNEIO AGL E… SUSANA ABRANTES SÓ ESPECTADORA!

No sábado passado decorreu, mais uma vez, no Complexo Desportivo de São Domingos de Rana o Torneio por Aparelhos organizado pela Associação de Ginástica de Lisboa.
Participaram 61 ginastas dos 4 clubes de Lisboa e arredores e do único clube da Associação algarvia (GDEMARP).
Diz-se na montra electrónica da INFOGINÁSTICA que: "Nesta competição todas as ginastas da equipa contribuem para o resultado (global!) da equipa, que se traduz na média aritmética das notas dos exercícios de todas as ginastas participantes".

Ora, este torneio também não foi completamente justo para o SAD. Não retirando o mérito ao GCP e aos outros clubes, se a Susana Abrantes tivesse participado na sua categoria sénior, os resultados poderiam não ter sido estes!

É verdade que a ginasta do SAD até se encontra lesionada, mas não participou por causa da ignóbil punição de dez meses que lhe foi aplicada pela Federação, tal como acontecera já com a ginasta da SFUAP, Joana Saraiva, no Torneio de Abertura organizado pela AGDS.

O SAD sai prejudicado, a ginástica rítmica também e a ginasta Susana Abrantes muito mais!

Ao contrário da Federação que esteve ausente (também não se sentiu a sua falta!), nota positiva para o novo Presidente interino da AGL! Não teve medo de falar com a APAGR e demonstrou ter opinião. Ainda bem!

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

PORTUGAL VOLTA A MARCAR PONTOS NA BÉLGICA

A Ginástica Rítmica portuguesa volta a marcar pontos na Bélgica e as ginastas portuguesas deixaram novamente uma marca clara de qualidade no Torneio Internacional de Bruxelas (Bruxelas Cup 2008).

Com a participação de 60 ginastas vindas de 12 países, as ginastas portuguesas Ana Vasconcelos, Inês Morais, Ana Barata e Maria Canilhas, obtiveram na classificação geral de Esperanças, respectivamente e por esta ordem, o 7º, 10º, 13º e 16º lugares de entre 22. Ana Vasconcelos obteve ainda o 2º lugar, na final com corda, e Inês Morais o 5º lugar, na final sem aparelho.

Fruto da política despótica da FGP, ficou impedida de participar neste torneio a pentacampeã nacional Júnior, Joana Saraiva. Podemos só imaginar como teria representado dignamente o seu clube (SFUAP), a sua associação (AGDS), mas sobretudo o seu país, mas isso não interessa a esta Federação que lhe aplicou, tal como à ginasta Sénior do SAD, Susana Abrantes, uma pena de 10 MESES DE INACTIVIDADE em torneios nacionais e internacionais.

É preciso divulgar esta hedionda e incompreensível pena que lhes foi aplicada e impor a sua imediata revogação!

O ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM PROVAS INTERNACIONAIS ESTÁ ABERTO A TODOS OS CLUBES. MANDEM-NOS OS VOSSOS TEXTOS E FOTOGRAFIAS.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

CONVOCATÓRIA

A APAGR convoca todos os associados e amigos para uma reunião a realizar no próximo dia 2 de Fevereiro.

Esta reunião terá lugar no Indoorfut de Corroios pelas 21h00.

Com os melhores cumprimentos,

APAGR

sexta-feira, janeiro 18, 2008

FEDERAÇÃO REAGE ÀS SUGESTÕES DA APAGR, MAS...

Ao contrário do que tem sido hábito da Federação, fomos positivamente surpreendidos com uma mensagem electrónica com a qual a FGP agradecia as nossas sugestões e referia que mereceriam a devida análise.

O importante seria que o regulamento em apreço reflectisse de facto as preocupações e as sugestões que foram enviadas à FGP e que introduzisse, finalmente, as tão desejadas regras na GR e que permitisse que esta fosse uma modalidade realmente com resultados justos e com as melhores ginastas nos lugares que lhes competem.

Contudo, o que dizer quando é anunciado, mais uma vez na INFOginástica, “seca e friamente” (sem quaisquer comentários por parte do “site”) que as ginastas Inês Gomes (CRP) e Jéssica Jardim (GDE) se encontram a estagiar, entre os dias 13 e 26 de Janeiro, na Rússia como preparação para o Campeonato da Europa (Turim, Julho de 2008) e para os Jogos Olímpicos?!

Dá realmente vontade de rir, pois este é mais um grave atropelo ao mérito e a uma selecção justa de ginastas para participarem na alta competição.
Link
Por outro lado, novamente, se permite ao duo Helena Dias e Teresa Simas que seleccione quem elas muito bem entendem, ou seja, só as ginastas que com elas trabalham, mas não as melhores do país!

Quanto ao convite da Irina Viner, quando as anteriores “seleccionadas do duo HD/TS” estiveram na Rússia, no ano passado, a FGP pagou, por cada uma, 100 euros diários. Quem não faria convites a troco duns bons euros que até valem uma data de rublos?!


Já agora, agradecíamos que nos informassem sobre o estado do inquérito!

Veja aqui o comentário e sugestões da APAGR sobre o projecto de regulamento de provas, as quais foram endereçados à FGP em Dezembro último:
.